sexta-feira, 15 de março de 2013

A “chuva” é inimiga dos passageiros da Paulotur


Fotos 067
Por Lidiane Ramos Leal, para Desacato.info
Não bastasse as goteiras dentro da Rodoviária Rita Maria em Florianópolis SC, nós, os passageiros que usamos o transporte da empresa Paulotur, que é a única empresa que presta esse serviço no sul de Palhoça SC, vivemos ontem um momento extremamente desconfortável, não que isso seja surpresa para nós.

O ônibus antigo, aliás, tão antigo que as portas e janelas têm dificuldades para fechar, mesmo diante de muita força dos passageiros, “ontem” estava sem condições de uso, e mesmo assim foi usado para uma viagem intermunicipal.
Fotos 069
A indignação foi geral, pois além do atraso, o ônibus já usado há algumas décadas, tornou-se ainda mais perigoso para os passageiros. Os responsáveis pela empresa Paulotur parece não terem noção do perigo que estão submetendo os usuários desse serviço. E se alguém escorrega, tem uma queda e se machuca? Os bancos do lado das janelas estavam encharcados com a água da chuva, que se instalava no interior do veículo sem dificuldades, o chão estava coberto de água. Um verdadeiro descaso com a população.
Fotos 074
A passageira Claudia Zago, 36 anos, reclama, “pego ônibus todos os dias e convivemos com ônibus quebrados, sem freios, a gente paga passagem cara para andar desse jeito, não tem nem horários de ônibus decente. São cinco lugares para idosos, já peguei ônibus lotado com idoso em pé. Esses ônibus são muito velhos, como a população já está cansada de saber, andam com pneus carecas e documentos atrasados”.
Vera Lúcia Leonel, 43 anos, nos diz, “também pego ônibus todos os dias e estou cansada disso. Esse ônibus, por exemplo, já era para ter saído de circulação há muito tempo, vai ver a idade dele? Ônibus quebrados, desconfortáveis, chovendo dentro, esses ônibus não têm segurança alguma. Pagamos passagem tão cara e não temos nada. Essa empresa já era pra ter fechado. Nem sei quantas vezes já cheguei atrasada no serviço e tive que descontar horas, do banco de horas, porque o ônibus quebrou no meio do caminho”.
Pois bem, Paulotur, respeito é necessário e o povo gosta! Vocês já tiveram uma prévia da insatisfação dos usuários das linhas de ônibus quando ficaram três dias parados por conta da má prestação de serviços à comunidade. Já passou da hora de prestarem atenção nos serviços que estão oferecendo. Ademais, precisamos compreender a razão que leva a Paulotur a continuar durante décadas (mesmo oferecendo serviços precários), a ser a única empresa de transporte coletivo que atende o sul de Palhoça. Faz-se necessário, um processo transparente para que a população acompanhe e compreenda esse motivo, que convenhamos, deve ser bem significativo.
Fotos 081

Fotos 071

Fotos 073

Fotos 080

Fotos 076

Fotos 072




2 comentários:

  1. Prezada Lidiane Ramos Leal,

    Talvez uma reclamação perante a Agência Estadual de Regulação de Serviço Público do Estado possa ajudar a melhorar a situação que se depara.
    As viagens intermunicipais são de competência dos Estados, portando, devem ser regulamentadas. Faça uma reclamação na ouvidoria da Agência, se mais pessoas fizer melhor.

    Espero que ajude.

    Paulo Henrique Menezes Medeiros.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Henrique,

    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Fizemos reclamações ao Departamento de Transportes e Terminais - Deter, porém, não percebemos mudanças. O descaso com o transporte coletivo do sul de Palhoça é um problema antigo e muito sério. E claro, que precisa ser resolvido.

    Abraços,
    Lidiane



    ResponderExcluir