quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: veja como diagnóstico ajudou Messi a ser o melhor do mundo

Jogador foi diagnosticado aos oito anos de idade


Poucos sabem, mas o segundo dia de abril é destinado à conscientização do autismo; uma disfunção global do desenvolvimento. Trata-se de uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento. E uma das principais personalidades do mundo futebolístico descobriu, aos oito anos de idade, que era autista.

Trata-se do argentino Lionel Messi. O maestro do Barcelona, eleito quatro vezes melhor jogador do mundo, foi diagnosticado ainda criança com a Síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo. 

A síndrome normalmente afeta o sexo masculino e apresenta quadros como atos motores repetitivos. Já dá para fazer aqui a relação com a carreira escolhida pelo argentino. As jogadas, os dribles, a movimentação, o chute e o impressionante domínio de bola do craque podem ser explicados, ou enaltecidos, pelo diagnóstico que Messi recebeu quando tinha oito anos.

Isso porque a qualidade de seus movimentos pode ser atribuida aos padrões de repetição característicos do autismo, além, claro, de sua própria habilidade. Além disso, a memória descomunal que os autistas possuem também trabalhou a favor do jogador. Pode-se dizer que Messi praticamente prevê os movimentos do goleiro e já entra na área sabendo que o gol é certo.

Fora de campo fica ainda mais fácil perceber as característas da síndrome presentes no jogador. Messi é extremamente tímido e é visível seu desconforto durante entrevistas.

Nada que afete um dos maiores ídolos do futebol. Muito pelo contrário.


Fonte: http://www.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário